Era exatamente isso que você gostaria de estar fazendo agora, lendo esse texto?
Provavelmente sim, se chegou até aqui foi uma escolha.
Penso que sempre podemos escolher, se não o que fazer, mas COMO fazer qualquer coisa em determinado momento.
Há uma estratégia. E qual seria? A aceitação consciente do momento.
Estamos fazendo escolhas sempre, porém não nos damos conta, agimos automaticamente, e quando somamos a isso nossa vulnerabilidade para a “vitimez”, caímos na armadilha de lastimar quando aquilo que estamos fazendo, por algum motivo ou contratempo do dia, não é o que gostaríamos de fazer.
Primeiro identifique se pode mudar de tarefa, em caso positivo: perfeito. Em caso negativo...Que fazer?
Exemplo simples, hora de colocar o lanche das crianças na mochila. Uma tarefa comum e no meu caso, intransferível, ou faço ou as crianças vão sem lanche para a escola. Tarefa simples, boba, será? Não, se eu acreditar que posso colocar amor e fazer a diferença para a saúde emocional dos meus filhos.
Então por que realizar de um jeito a toa, se posso fazer diferente?
A obrigatoriedade e a simplicidade existiam e mesmo assim, me fez um bem enorme querer fazer de um jeito diferente.
Da mesma forma podemos agir nas situações estressantes e desanimadoras do dia a dia.
Já imaginou esquecer a chave dentro do carro, e se permitir aceitar e dizer “NÃO era exatamente isso que gostaria de estar fazendo nesse momento, mas agora resolvo a situação da melhor forma ”?
Afirmo que é possível! Precisa treino, e vale a pena! Após os 30 segundos de indignação e raiva, ou outro sentimento, temos mais uns 30 segundos, usando nossa mente racional, na arte da dúvida e da crítica para aceitação e transformação positiva do momento.
A aceitação permite a ação correta por podermos identificar o que o momento nos pede e como consequencia percebemos o aprendizado envolvido.
De um modo geral os acontecimentos são ótimos professores de paciência e resiliência, também um ótimo espelho onde podemos fazer as alterações necessárias para o comportamento que desejarmos que seja bom para nós e para todos. Ecologicamente correto.
Acontecimentos são espelhos onde miramos as nossas atitudes.
Escolher aceitar o que precisa ser feito momento a momento,contribui para agirmos assertivamente, coloca nossa mente numa postura solucionadora e positiva capaz de enfrentar com sabedoria o nosso dia a dia.
Sabe o lanche? Esqueci o de um deles em casa, quando retornei vi a lancheirinha em cima do fogão, voltei à escola para deixar, se tivesse feito de qualquer jeito, ele poderia ter lanchado na cantina. E agradeci, por ter visto que esqueci e por ter tempo para voltar lá.
Quando realizamos a mais simples ou mais complicada tarefa, estudo, pesquisa, quando atendemos uma centena de clientes, se buscamos a cura para alguma moléstia, se estamos driblando contratempos, superando imprevistos ou passeando no parque, esse momento é único, por escolha ou não fomos designados para realizá-lo e, acredite, podemos sempre fazer o melhor.
Escolher cumprir uma tarefa com amor é uma escolha nossa.