Emagrecer Já!


Você está assim, nessa paranóia, ou fixação?

“Essa pessoa aqui” não agüenta mais essa fixação por emagrecimento, emagrecer por emagrecer, a todo custo dando a impressão que todas temos que ter manequim 38! Tudo bem se der, mas sem paranóia, entende?
Ufa! Já observaram as revistas femininas? Há sempre um segredo a ser revelado, ou uma atriz que emagreceu 10 kg em dois meses! Um novo produto ou chá mágico.
Banana verde, farinha de feijão branco, água, pimenta, gengibre, canela, dieta disso e daquilo...
Reeducação alimentar, boa, essa de reeducação é a salvação.
Mas você faz isso para emagrecer ou para ter um estilo saudável de vida? Você quer viver bem ou você quer simplesmente ser magra? E o qual o seu corpo ideal você sabe? E você esta disposta a emagrecer, ou quer ser emagrecida? Você gosta do seu corpo hoje?

Calma, pare, respire, se auto-avalie, perceba o seu corpo e decida se precisa mesmo perder peso, emagrecer, ou se simplesmente está indo “na onda”, ou sendo teimosa por querer entrar no jeans de 20 anos atrás!

Para isso, faça uma análise prática e amorosa sobre você e seu corpo.

Não nego: emagrecer já foi um dos meus objetivos de vida!

E Hoje estava me lembrando do grupo no qual já me incluí um dia: As desesperadas por emagrecer a todo custo, por isso pensei em compartilhar essa experiência.

Sabe, hoje, não tenho o corpinho de meus vinte anos, mas nesse corpo de hoje está gravado a minha história, os meus filhos, a minha vida. E quero que ele esteja saudável para que possa viver bem o tanto de vida que me couber na ampulheta misteriosa do tempo de cada um. Para que possa cumprir com minha vida do jeito que escolhi opto por um estilo de vida legal, com alimentação saudável, exageros de vez em quando e exercícios físicos moderados.

Bem recentemente, quando fiz a minha auto-avaliação estava com os meus exames normalizados e gostava do que via, ou seja, gostava do meu corpo visualmente, estava bem comigo. Mesmo assim, considerei que poderia ficar melhor, por exemplo, gostaria de ter mais flexibilidade e maior condicionamento físico. Oxigenar mais o cérebro, ter mais disposição para correr com as crianças, me cansar menos com as atividades do dia a dia e gostaria também de me sentir mais leve. Também fiz uma rápida projeção no tempo, fazendo uma média de kgs que havia “ganho” nos últimos 20 anos e achei melhor, pelo menos estacionar - se conseguir reduzir melhor ainda - o ganho de peso. Considerando que mulher, hormônios e idade após os “enta” já viu né... A matemática sofre uma desaceleração metabólica. Depois disso busquei uma consultoria especializada na área: uma nutricionista e uma academia de ginástica. Pronto, agora só depende de mim.
O sacrifício existe, precisamos exercitar a disciplina, a persistência e a força de vontade. Gosto disso.
Alguns dizem: Há, você gosta de sofrer! Depende do referencial de cada um, sofrer para mim é não estar em processo de evolução e mudança constante, eu escolhi que sofrimento seria não fazer nada e continuar com uma qualidade de corpo e de vida mediana, não estava baixa, e nem estava ótima, mas com certeza, poderia melhorar, e melhorou!

Hoje, entendo que o “emagrecer” é uma conseqüência de quando buscamos saúde. Saúde no sentido pleno. 

Se você esquecer que quer emagrecer e lembrar que teu objetivo é qualidade de corpo = qualidade de vida, emagrecer será uma grata conseqüência.
Nossas metas deveriam ser desenvolver a disciplina, a moderação e a persistência

Problemas de quando fazemos do “emagrecer” um objetivo:
As pessoas normalmente deixam para ser felizes depois que emagrecerem, acreditando que só depois disso, vão conseguir aquele emprego, aquele amor, ou mesmo aquela roupa, adiando a felicidade, e por colocarem a felicidade longe, enchem-se de expectativas. Quando finalmente conseguem “o objetivo”, este se torna vazio, e depois? O emprego pode não ter chegado, aquele amor continua demorando. A roupa entrou, mas e agora? Passado um tempo nos acostumamos, nosso cérebro se acostuma, não há mais desafio e nem recompensa, a “felicidade” foi muito passageira, pois estava agregada a algo do lado de fora. Frustração. Comer para tapar o vazio?! Consegue-se engordar tudo outra vez, bem mais rápido. Da mesma forma quando emagrecemos para entrar no vestido de noiva, ou para aquela festa, ou para o verão que vem, passou o casamento...Passou a festa...Passou o verão... e aí? Além disso, vai esperar emagrecer para se apaixonar pelo próprio corpo?

Por outro lado, se você coloca a qualidade de corpo e de vida como um objetivo, essa é uma busca pela excelência e nesse caso, constante. Existe uma transformação real porque a mudança ocorre em um nível mais profundo, novos hábitos vão sendo incorporados à sua vida naturalmente. uma coisa é importante e, esquecem de nos dizer: “Tudo é hábito” até para o paladar... Podemos mudar nossos hábitos sempre que se tornar necessário, é fácil?! Depende, não existe uma fórmula, cada um é que vai dar o seu jeito dependendo do tanto de motivação para isso. Mas, a boa notícia é que É possível. Passados os 20 dias de adaptação se abre um mundo novo, muito gratificante, e só tem essa vivência quem se permite a persistência.

E para os que dizem: “estou acima do peso, mas as minhas “taxas” (referindo-se aos exames) estão sob controle”. Ótimo, se você considera as “taxas” como parâmetro de saúde e também, se você está satisfeito com teu corpo, ótimo. Para quem já se assumiu com seu manequim, 48, 50 ou 62, porque, “as taxas estão ótimas e adoro comer”, também está ótimo, o importante é se amar e sentir-se feliz.

Mas, se depois de ter feito sua auto-avaliação, ter buscado ajuda especializada você tem muitos ou poucos quilinhos a emagrecer, anime-se, encare como um bom desafio, uma missão que te fortalecerá a alma onde inicialmente é importante assumir que: Ninguém colocou esses quilinhos para dentro de você, e dessa forma, ninguém, além de você, pode fazê-los sumir!
A responsabilidade por nosso acúmulo seja de peso ou de qualquer outra coisa é toda nossa.
Então o único milagre possível é o da transformação do desejo em ação.
Com lucidez, com segurança, com ajuda especializada, faça acontecer, saia do plano da ideação e AJA! Busque o seu corpo ideal, O SEU CORPO IDEAL e não o corpo da modelo, atriz, ou o corpo que seu namorado ou marido quer. E GOSTE do SEU corpo IDEAL.
Agora se desapegue e curta a aventura por um estilo de vida mais saudável que provavelmente resultará em um corpo e uma mente mais leve.

Se existissem dicas, essas poderiam ser algumas...
Troque:
“Quero emagrecer” por “quero ser saudável, ter uma qualidade de corpo e de vida”
“Serei feliz quando...” por “sou feliz hoje” e faça uma lista de pelo menos 5 coisas que te fazem feliz hoje, uma lista de pelo menos 5 coisas pelas quais você pode agradecer, incluindo seu corpo.
E troque os refinados por alimentos integrais,
O refrigerante pela água,
Doces açucarados por frutas maduras,
O liquidificador pela centrífuga,
O abuso pelo sorriso,
A mágoa pelo perdão,
A gula pela moderação,
A ansiedade pela meditação e/ou oração,
A depressão pela solidariedade,
A angústia pela respiração,
O olhar para o próprio umbigo para o olhar para o mundo.
O corpo que esperam de você pelo Seu corpo,
A espera ociosa pela busca fecunda!

E siga em frente, se possível faça uma transformação compartilhada, com amigos, conhecidos grupos de apoio ou alguém da família. Um ideal de saúde compartilhado vira um bem comum.

E Viva! Viva a assunção pessoal, a sensualidade, o prazer e a vida que flui de um corpo saudável e amado!

Viva a qualidade de corpo e de vida já!

É bom divulgar


Hoje assisti, uma pequena parte de uma entrevista, nem lembro em que rede de tv, pois estava saindo, mas  escutei algo sobre o percentual de crianças ou pessoas dotadas de Altas Habilidades, que inclui qualquer tipo de talento, para esses pesquisadores, talento e inteligência são sinônimos e  portanto pode abranger todas as áreas, e nesse caso pessoas, que apresentem talentos incomuns para artes, música, dança, esporte, etc. Inclusive o percentual de pessoas com alta habilidade, considerando todas essas áreas, chegaria a 10% , ou seja do total de alunos de uma escola, do total de funcionários de uma empresa... 10% poderiam ser alto habilidosos. Fiquei surpreendida, e ao mesmo tempo esperançosa que iniciativas privadas pudem investir nessa área.
A grande dificuldade colocada pelos entrevistados entre eles Sra Ada Cristina Garcia é a identificação dessas crianças, quando adultos também não é fácil, mas na fase inicial escolar é muito mais complicado.
A Associação Paulista para Altas Habilidades é uma das que apoiam esse trabalho, possui vários projetos, é bom tomar conhecimento.




Objetivos da APAHSD:
            1) Detectar possíveis habilidosos por meio de avaliações específicas;
            2) No caso de crianças, orientar suas famílias e professores;
            3) Encaminhar crianças AHs à escolas particulares por meio de cartas contendo                        relatórios das avaliações feitas nas diferentes áreas;
            4) Orientar, aconselhar e encaminhar AHs (crianças, adolescentes ou adultos);
            5) Desafiar, desenvolver e equilibrar crianças de até 12 anos nas diferentes             habilidades;
            6) Ministrar cursos de orientação, capacitação e formação, para familiares             professores e profissionais ligados a área de educação;
            7) Ministrar palestras e workshops para pais e professores;
            8) Encaminhamento a profissionais específicos, credenciados e qualificados pela associação.

Em "Repassando" características dos Alto Habilidodos.

Outros links:
Ada Cristina Garcia Toscanini (Artigo: Um Desperdício de Talentos)

"A Fogueira está queimando..."


Hoje, 24 de junho muitos simbolismos há em torno dessa data, são pagãos, religiosos ou místicos e esotéricos, gosto muito dessa época, e do simbolismo originalmente pagão, da festa da colheita, da fertilidade, realizada em sua origem no solstício de verão. Comidinhas amarelas de milho, símbolo de fartura e abundância, ligado ao elemento solar.
E a fogueira, como um mini sol manifestado...
Que essa venha ser o reflexo de nossa fogueira interna vida que pulsa, coração que aquece...
Sem quiemar...
Fogo que não queima, mas que arde e mantém a vida interna.

Vou utilizar as palavras de Jamie Sams em “As Cartas do Caminho Sagrado” para levar até vocês hoje o meu sincero desejo de uma humanidade plena de Vida. Pois “quando reprimimos o nosso senso natural de companherismo e isolamos o nosso corpo do calor ou Fogo Sagrado, ele começa a se tornar frio em determinadas áreas.”



Fogo Sagrado
Paixão - Espontaneidade

Fogo Sagrado dentro de nós,
Lugar da Chama Eterna,
Queima e afasta as barreiras,
Em nome do grande Mistério.

Transmite-nos o Calor,
A bondade
E o amor do Avô Sol,
Derretendo todas as diferenças,
Para que nos tornemos,
Finalmente,
Um só!

O uso apropriado da energia do amor é uma das maneiras pelas quais a Medicina do Fogo se manifesta.

Que o Fogo Sagrado, significando a nossa paixão pela vida, o nosso desejo de amar e ser amado, a nossa necessidade de companherismo e de calor humano, nossa força física, a compaixão que temos pelos outros, nossa criatividade e espontaneidade, assim como o Fogo que alimenta os nossos Sonhos de Cura, esteja ardente, vivo neste momento, preenchendo nossos corpos de disposição, permitindo-nos expressar nossa sexualidade assim como iluminando nossa criatividade e nossas ações espontâneas. Que possamos canalizar o amor de nossa Mãe Terra para cima, através de nossos pés, e conduzi-lo até o Núcleo Vibracional para encontrar o fogo interior do Avô Sol, criando um tipo sublime de de União Interna: a Divina União do Masculino com o Feminino. A união Sagrada que mantém nossa Vida Interna.

Aproveite hoje para tomar consciência do seu próprio Fogo interior. A espontaneidade de sua vida depende da conexão com este Fogo. Você pode alimentar sua paixão de viver, assumindo todas a Energias Positivas que já existem em sua vida. Para conseguir levar uma vida mais plena de aventura e satisfação, você deve querer sentir prazer e alegria. Para que essa paixão não esmoreça, você precisa descobrir que merece vivê-la e seguir em frente.
Se você tem questionamentos ou problemas relacionados à paixão no plano físico, esse pode ser um bom momento para esclarecê-los. Todos os atos da vida são sagrados quando são tratados de forma respeitosa. Antigos temores relacionados à intimidade ou a compromissos podem ter efeitos limitadores nos relacionamentos. Se este é o seu caso, dissipe o medo e afaste os temores. Quando o medo é dissipado, as antigas feridas cicatrizam e você estará pronto para viver futuros relacionamentos mais compensadores.
Qualquer que seja a nossa situação atual, a Medicina do Fogo, que hoje se apresenta, afirma que devemos utilizar o Fogo Interno para alimentarmos nossas vidas com novas energias. Essa energia provém da paixão física que a Mãe Terra nos proporciona e do amor espontâneo que flui do Avô Sol. Quando estamos harmonizados, esta União Divina inflama nosso desejo natural de viver intensamente cada momento de nossas vidas. 
Se esta espontaneidade já estiver brotando dentro de você, é hora de continuar.
Sim...hoje é o momento de colocar mais lenha nessa fogueira!


À todos um Feliz 24 de Junho!


(texto adaptado do livro – As Cartas do Caminho Sagrado de Jamie Sams)


Estresse

Recebi de uma amiga por email, achei interessante...Algumas vezes esquecemos de aliviar o peso...

Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

- "Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado. Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu mantenho ele levantado por uma hora, eu vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la. Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."



"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho ou as cargas da vida, no chão. Não carreguem isso para sua casa. Amanhã é um novo dia e vocês podem voltar e pegá-las; porém, com mais tranquilidade."
"Viva bem a sua vida; neste mundo você a terá somente uma única vez."

(Em "Repassando" está completo com as dicas do palestrante para aliviar a carga, e vale a dica, mesmo para quem acredita em reencarnação, como eu acredito, cada vida é única! Abs)

Rotina Mutante.



Meu pequeno esteve dodói, agora está bem.
Fiquei algumas noites sem dormir direito, me valendo de umas técnicas de auto-hipnose que passarei para vocês em outro momento.
Passamos por pequenas complicações, e tenho tido a oportunidade de colocar em prática uma das posturas para bem viver: Fazer o que a vida me pede hoje.
Aqui, em Petrópolis, têm acontecido algumas coisas ou sincronismos “engraçados”, estou vivendo uma rotina sem rotina, no sentido das programações, meus planos são a curtíssimo prazo, pois há sempre uma reviravolta que, algumas vezes, é de um dia para o outro, essas circunstâncias tem me ensinado muito porque sempre fui controladora das situações, e muito rígida com horários, prazos e compromissos. Agora tenho conseguido pouca coisa nesse sentido (controlar).
Estou aprendendo a encontrar outro ritmo que se adapte às escolhas que preciso fazer diariamente.
Por exemplo, nesse momento, em se tratando de profissão, agenda lotada para mim são 4 clientes por semana!
Foi preciso desacelerar um lado e ativar outro, primeiro a mente e depois as ações, e me colocar nas mãos do Grande Mistério, não no sentido de “deixa a vida me levar, vida leva eu...” mas entendendo quais são as prioridades que estão sendo solicitadas.
Logo que cheguei me aborrecia muito, pois fazia toda uma programação semanal e não conseguia chegar à metade, condicionada estava, à outra rotina, outro ritmo.
Atualmente sou uma assídua praticante do “fruir do momento”, muito atenta, vigilante dos sentidos, para que seja possível perceber e aprender com as variações dessa rotina mutante.
O Ciclo-Petrópolis está em processo de fechamento, e os aprendizados são muitos. Estou dando o meu melhor e as escolhas que fiz até agora foram as melhores, porque foi o máximo que pude fazer. 
Nós damos sempre o nosso melhor, o que para o outro pode parecer uma porcaria, para nós foi o melhor que pudemos fazer e isso é importante que seja reconhecido, pois paramos com pré-julgamentos e juízos de valor - Assim como nós, o outro está fazendo o seu melhor. 
Você sempre faz o seu máximo porque com certeza, assim como eu, você age buscando a sua felicidade.
E para fazer cada vez melhor é só buscar a sabedoria interna, que cada um possui, mobilizar mais recursos (busque um trabalho interno direcionado para isso) e agir dentro da realidade, a partir de como a realidade se apresenta, frua e aprenda com as mudanças, com as variações de rotina, com os imprevistos que se apresentam, pare de querer controlar tudo do alto de uma torre, respeite e aprenda com o que não está em suas mãos. 
Mudança não faz parte da vida, mudança É a vida.

Ações simples - Força realizadora

  

Existe coisa melhor do que abraçar filhos? Para mim essa é uma das melhores e energizantes maravilhas de ser mãe.
O abraço de mãe é sagrado, renovador e curativo, beijo de mãe nem se fala, em cada beijo um divino desejo de saúde, alegria, paz e amor.
Nossas ações mais simples quando carregadas de sentimentos puros e desejos renovadores podem impregnar aquilo que fazemos com um campo magnético que é sentido por todos que recebem o produto, serviço ou ação.
Se pensarmos melhor sobre isso, sentiremos o poder transformador que está em nossas mãos. Estudando sobre matéria e energia, podemos comprovar que tudo na natureza está manifestado, apresentado em forma de energia. Da energia mais sutil à mais densa.
Sendo tudo matéria-energia é capaz de interagir nos níveis que foram expressas, assim pensamento também é matéria e uma cadeira também é energia.
De modo grosseiro podemos dizer que uma cadeira é energia condensada e os nossos sentimentos, emoções, são energia sutil.
Os que têm “olhos de ver” nos relatam as cores e formas que “soltamos” quando estamos irados, raivosos, magoados, apaixonados e amando.
Sabe, existem pessoas que possuem o dom de perceber esse campo magnético, basta que toquem em um objeto para saberem que história se relaciona a ele, quem o tocou e de que sentimento esse objeto está impregnado.
Sem aprofundar o tema, podemos lembrar que, nossos pensamentos, sentimentos e desejos também liberam hormônios, esses elementos ainda não desvendados pela ciência atual. Esses hormônios são sentidos por todos, os hormônios é que nos despertam para afinidades ou repudio às pessoas. E tudo isso é sutil e “invisível...”
Se quisermos colaborar com uma transformação no plano da matéria grosseira, podemos começar no “mundo sutil”, podemos semear nesse campo, com ideais altruístas, reservando, por exemplo, um momento para pensar em utopias como a paz mundial. Sonhar desejos bons para a humanidade faz um bem imenso àquele que sonha (ou deseja) e “solta” no campo de energia sutil elementos que vão se unir com seus iguais, podendo formar o chamado “egrégora do bem”.
Talvez o que possa fazer a diferença mesmo, é todos realizarem suas tarefas, da mais simples à mais complexa, do bom dia, passando pela cozinha, pela padaria, pelos hospitais, escolas, empresas... Todos realizando suas tarefas com amor. Imaginem comprar um pãozinho naquela padaria onde todos impregnam amor, imaginem passar por um treinamento, na empresa, que é realizado com profundo desejo de ver o outro se desenvolvendo.
Quando todos desejarem para todos, o bem que uma mãe deseja para o seu filho, essa será a postura necessária para transformar. 
Querer o bem e o desenvolvimento do outro simplesmente por querer vê-lo muito bem, e sem exigir nada por isso. Isso pode ser transformador.
Poderia ser um exercício, para quem acredita, ou para quem não acredita, pois a sensação gerada de qualquer forma é muito boa e pode fazer muito bem à saúde física também...

11 de junho...Dia dos namorados - Sapos ou príncipes?




"Na verdade, somos todos sapos e pererecas. O beijo (encontro, encantamento pelo outro) é que nos torna alguém especial.”

Namore primeiro com você, para quem está junto, ou para quem está sozinho a idéia do prazer e da inteireza deve prevalecer, um namoro deve está cheio de duas pessoas inteiras, ninguém deve ser metade de laranja de ninguém se está procurando metade de laranja é melhor ir à feira!
Depois busque um amor inteiro, porque você merece e deve estar inteira também.
Nem pense em se desesperar por estar só, use muito bem o seu tempo aproveitando para...  Não sei, mas com certeza você vai encontrar algo muito melhor para fazer do que ficar lamentando estar sem namorado (ou sem presente)!

Muitos dizem que o amor está em crise, na verdade estamos passando por uma grande mudança, estamos todos tentando nos adaptar aos tempos de hoje “novos tempos” repletos de novos paradigmas, revoluções de pensamento, revoluções sexuais, novos papéis femininos e masculinos, novo modelo de família, e nós no meio desse turbilhão.
Hoje, vivemos no amor um problema: a dicotomia entre liberdade e pertencimento.
Em “outros tempos” haviam regras pré-estabelecidas sobre mulher, homem e casamento, havia a espera do grande amor, o maior objetivo feminino era o casamento, vivíamos o amor de uma forma diferente, mais romântica, imposta ou castrada, porém dentro de um modelo.
A busca feminina por independência levando à igualdade entre homens e mulheres quanto à importância de uma profissão também abalou as relações afetivas.
E acabamos vivendo em dois modelos:
1-Não preciso de ninguém – solidão
2-Idealizo alguém – frustração.

Atualmente há uma nova geração do amor, que não espera demais do amor, onde o amor não mais é tudo, no sentido mágico de um momento único e perfeito. É possível agora enxergar o outro e a si mesmo, de uma forma mais verdadeira e realista. A idéia de que o primeiro momento é importante está caindo, o amor à primeira vista até pode acontecer, o encantamento inicial etc, no entanto a possibilidade do amor construído (não idealizado) está se fortalecendo e dessa forma a idéia da tolerância está mais presente. Conseguimos não apostar todas as fichas cegamente, apostamos aos poucos e estamos percebendo que ninguém é responsável pela felicidade do outro, essa responsabilidade deve ser compartilhada. A tolerância permite aceitar os erros do parceiro e ao invés de construir castelos de areia somos capazes de fortalecer o amor a cada dia porque ficar junto é um prazer, e uma construção de momentos. Uma conquista contínua. E isso é um ganho.

Há uma nova geração do amor, mas reinventar o Amor, não é todo mundo que está entregue a isso, e para aqueles que ficaram parados no “seu” tempo se torna bem mais difícil.
Talvez seja necessário ter paciência... “será que temos esse tempo para perder?”

"Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...”

Só por hoje: Aproveite o momento presente!


Hoje, doe flores, trabalhe, estude, namore, ame, aproveite para fazer o que gosta e curtir cada momento de sua vida, agente normalmente não vive o passar da vida. Dizemos: “puxa como passou rápido!”
Se algo está passando rápido é porque não está sendo vivido, está sendo “passado!” (e não presente). Alguma coisa está acontecendo e o seu “foco” não está presente.
Sabe, as dores que sentimos parecem não ter fim!? Dizemos: “Nossa! Aqueles segundos pareceram uma eternidade” Talvez a dor traga agente para o presente de um jeito que não estamos acostumados (inteiros).
Se conseguirmos fazer o mesmo com os momentos felizes, com as ações cotidianas, veremos que o tempo passa no tempo que conseguirmos vivenciar a experiência. Se pararmos para aguçar todos os sentidos em uma experiência qualquer, observem: o tempo se amplia...
Passa rápido quando não estamos na ação, ou quando estamos com ansiedade, como quando estamos apaixonados... O tempo com a pessoa amada parece voar... Não aguçamos os nossos sentidos para aproveitar o momento. Estamos acelerados de paixão, coração e mente a toda velocidade.
Talvez possamos desacelerar enquanto trabalhamos, namoramos, estudamos, nos alimentamos, na hora do banho, no trânsito.
Quem sabe possamos olhar a paisagem, observar nossa respiração, agradecer, comer com prazer, sentir aromas, degustar palavras, sorrir mais... Conquistar pequenos prazeres que fazem grande diferença, porque são como tijolinhos formando uma base que apóia e nos eleva acima da agonia e da correria por nada.
A vida nem é curta nem é longa, a vida será sempre vida numa base de tijolinhos de pequenos prazeres.
Base de tijolinhos de pequenos prazeres, tão forte que faz do presente o eterno momento.
Um momento presente cheio de tempo. Um tempo de hoje, um tempo de agora.

Como Salvar o Planeta?



05 de junho. Dia do Meio Ambiente.
Hoje continua a “Virada Sustentável”
Diz-se que em 1970 iniciou-se esse “fala” (muda, diríamos nós) sobre o desenvolvimento sustentável, hoje urgente, urgentíssimo, nesse caso não é só o brasileiro (onde, justiça seja feita, existem empresas agindo dentro dessa proposta), mas o mundo deixou para a última hora, ainda dá tempo? Vai (ter que) dar...
Depende apenas de como anda nosso maior projeto: Ser Gente.
Somos especialistas em gente? Nos entendemos e procuramos entender o outro?
A humanidade está fragmentada, fragmentada por dentro, pela falta de autoconhecimento, “Por fora, bela viola...”
E por fora, pelos excessos de departamentos e especialidades.
Estamos na era dos treinamentos, dos “especialistas em” tem especialista até prá saber se o tamanho da bolsa que usamos está compatível com tamanho de nosso bumbum, digo, quadris, tem especialista em xaveco, mas também tem especialistas em tecnologias, em bio partículas, e por aí vai...
Em nome da evolução (do conhecimento) estamos na era da fragmentação, melhor dividir para estudar melhor, e assim, nos tornamos especialistas!
É coerente, é importante que seja assim, agradecemos à evolução tecnológica.
E agora? Será que não daria para começar a unir, a conectar? Poderíamos agora unir o saber e o Ser? Disso depende a sustentabilidade do nosso planeta. Evolução tecnológica e evolução espiritual. 
Espiritualidade ligada ao nosso respeito pelo desconhecido, ligada à observação das leis da natureza, ligada ao maior contato com algo subjetivo, que permeia o equilíbrio de tudo. Espiritualidade ligada ao nosso equilíbrio, centramento pessoal e autoconhecimento. Agora mesmo estamos singrando pelo espaço a fora, nem nos damos conta disso, são os milagres que nos acostumamos, a geração e nascimento de um ser, até o sono, parece que morremos e nascemos a cada dia, nem percebemos.
Como queremos salvar o planeta (e a nós) se não nos dedicarmos a esse “Projeto Gente”?
E se não tivermos uma motivação interna que nos faça sentir e entender a necessidade da urgência dessa conexão: Ciência e Espiritualidade. Um saber que se apóia em ética e age praticando o respeito às leis da natureza. Uma humanidade realmente como “uma unidade” = humanidade. 
Nos “salvaremos” no sentido de continuarmos nesse planeta, se e somente se, nos unirmos. Primeiro o humano consigo mesmo, depois a família, a sociedade, e por aí vai, as demais comunidades...países. Será?! Podemos começar por aqui:
Hoje e sempre no exercício de ser gente é o dia de exercitar os 3 “Rs” do “Projeto Vida Sustentável”, nesse caso para treinamento de humanos seresJ (rss)
Reduzir as neuras, os medos, e a falta de vergonha na cara. (A lista é grande pode completar)
Reutilizar palavras, gestos positivos, sorrisos recebidos, boas ações. Dê um novo uso, não jogue fora o bom que pode ser reutilizado, reutilize, repasse o bem que recebes.
Recicle as injustiças, recicle a raiva e as mágoas. Recicle em aprendizado, crescimento pessoal. Recicle encontrando novos comportamentos, recicle perdoando e seguindo.

Tarefa fácil? Quem disse? É preciso ser muito Gente para entender e fazer isso.
Salvar o planeta, sim gente, dá muito trabalho!

Ps.: Ainda hoje, nas dinâmicas aplicadas sobre meio ambiente vemos o quanto as pessoas ainda separam o meio ambiente de si mesmas, como se fosse algo dissociado. A natureza fora de nós e a nossa natureza humana. Impressiona!
Somos parte da natureza. 

Meu pequeno está dodói.



Por isso estou um pouco ausente...
Aproveitando para confiar na sabedoria de cura do corpinho dele, enquanto trato de acordo com as orientações médicas e ouço a minha intuição.  Para que não me contamine, mas use um diagnóstico como ponte para a cura. Está sendo tratado com homeopatia e alopatia. Importante: sempre observando o humor, a fisiologia e os “sintomas”, amparando psicologicamente, tendo uma idéia da falta que gerou o sintoma. Que as bênçãos de cura caiam sobre todos! Abraços.