05 de junho. Dia do Meio Ambiente.
Hoje continua a “Virada Sustentável”
Diz-se que em 1970 iniciou-se esse “fala” (muda, diríamos nós) sobre o desenvolvimento sustentável, hoje urgente, urgentíssimo, nesse caso não é só o brasileiro (onde, justiça seja feita, existem empresas agindo dentro dessa proposta), mas o mundo deixou para a última hora, ainda dá tempo? Vai (ter que) dar...
Depende apenas de como anda nosso maior projeto: Ser Gente.
Somos especialistas em gente? Nos entendemos e procuramos entender o outro?
A humanidade está fragmentada, fragmentada por dentro, pela falta de autoconhecimento, “Por fora, bela viola...”
E por fora, pelos excessos de departamentos e especialidades.
Estamos na era dos treinamentos, dos “especialistas em” tem especialista até prá saber se o tamanho da bolsa que usamos está compatível com tamanho de nosso bumbum, digo, quadris, tem especialista em xaveco, mas também tem especialistas em tecnologias, em bio partículas, e por aí vai...
Em nome da evolução (do conhecimento) estamos na era da fragmentação, melhor dividir para estudar melhor, e assim, nos tornamos especialistas!
É coerente, é importante que seja assim, agradecemos à evolução tecnológica.
E agora? Será que não daria para começar a unir, a conectar? Poderíamos agora unir o saber e o Ser? Disso depende a sustentabilidade do nosso planeta. Evolução tecnológica e evolução espiritual.
Espiritualidade ligada ao nosso respeito pelo desconhecido, ligada à observação das leis da natureza, ligada ao maior contato com algo subjetivo, que permeia o equilíbrio de tudo. Espiritualidade ligada ao nosso equilíbrio, centramento pessoal e autoconhecimento. Agora mesmo estamos singrando pelo espaço a fora, nem nos damos conta disso, são os milagres que nos acostumamos, a geração e nascimento de um ser, até o sono, parece que morremos e nascemos a cada dia, nem percebemos.
Como queremos salvar o planeta (e a nós) se não nos dedicarmos a esse “Projeto Gente”?
E se não tivermos uma motivação interna que nos faça sentir e entender a necessidade da urgência dessa conexão: Ciência e Espiritualidade. Um saber que se apóia em ética e age praticando o respeito às leis da natureza. Uma humanidade realmente como “uma unidade” = humanidade.
Nos “salvaremos” no sentido de continuarmos nesse planeta, se e somente se, nos unirmos. Primeiro o humano consigo mesmo, depois a família, a sociedade, e por aí vai, as demais comunidades...países. Será?! Podemos começar por aqui:
Hoje e sempre no exercício de ser gente é o dia de exercitar os 3 “Rs” do “Projeto Vida Sustentável”, nesse caso para treinamento de humanos seresJ (rss)
Reduzir as neuras, os medos, e a falta de vergonha na cara. (A lista é grande pode completar)
Reutilizar palavras, gestos positivos, sorrisos recebidos, boas ações. Dê um novo uso, não jogue fora o bom que pode ser reutilizado, reutilize, repasse o bem que recebes.
Recicle as injustiças, recicle a raiva e as mágoas. Recicle em aprendizado, crescimento pessoal. Recicle encontrando novos comportamentos, recicle perdoando e seguindo.
Tarefa fácil? Quem disse? É preciso ser muito Gente para entender e fazer isso.
Salvar o planeta, sim gente, dá muito trabalho!
Ps.: Ainda hoje, nas dinâmicas aplicadas sobre meio ambiente vemos o quanto as pessoas ainda separam o meio ambiente de si mesmas, como se fosse algo dissociado. A natureza fora de nós e a nossa natureza humana. Impressiona!
Somos parte da natureza.